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Viver Bem

A m qualidade do sono ou a falta dele afeta o rendimento nas tarefas cotidianas, o humor e at a memria, j que durante a noite que o crebro consolida as informaes adquiridas durante o dia. Mas no s isso. Os efeitos de noites mal dormidas podem ser sentidos logo na primeira parada em frente ao espelho, pela manh: o rosto parece cansado, a pele fica opaca, aparecem olheiras e at manchas. E se dormir mal ou pouco virar rotina, mais diccil vai ficar para apagar essas marcas com corretivo e p facial.

Durante o sono o organismo trabalha para desintoxicar e recuperar os tecidos. "Enquanto dormimos, as clulas da pele produzem colgeno e se renovam", afirma Aparecida Machado de Moraes, chefe do departamento de dermatologia da Universidade Estadual de Campinas. De acordo com o neurologista Shigueo Yonekura, especializado em sono pelo Hospital das Clnicas da Universidade de So Paulo, tambm noite que ocorre o pico de produo do hormnio do crescimento, o GH. "Ele importante para a renovao celular e um aliado e tanto no combate ao envelhecimento da pele", explica o especialista.

Como se no bastasse, na falta de um sono de qualidade, o cortisol, hormnio ativado pelo estresse, continua funcionando a toda, sem dar trgua ao organismo. A consequncia direta desse desequilbrio a formao de radicais livres e o aparecimento de rugas precoces. "Manter sob controle os nveis de cortisol tambm importante para garantir a hidratao da pele", diz Luciana Palombini, pneumologista especialista em medicina do sono, do Instituto do Sono.

Mais do que provado
Um estudo desenvolvido por pesquisadores do Instituto Karolinska, em Estocolmo, valida a famosa expresso "sono da beleza" e refora todas as afirmaes feitas at aqui pelos especialistas. No experimento, 23 homens e mulheres, com idades entre 18 e 31 anos, foram fotografados em duas situaes: aps oito horas de sono e, novamente, depois de passarem 31 horas acordados.

Os retratos tirados com a mesma iluminao, a mesma distncia da cmera e a mesma expresso facial foram exibidos a 66 pessoas que, sem saber da pesquisa, tiveram de escolher quem achavam mais atraente. Ganharam as fotos dos voluntrios registradas aps uma noite bem dormida. "A privao aguda de sono funciona como um processo inflamatrio, que pode comprometer o equilbrio da pele e acelerar a degradao do colgeno. Mas o que este estudo concluiu foi que estas alteraes tambm afetam a opinio dos outros em relao sua aparncia e expresso facial", sintetiza Luciana.

No seu tempo
Para passar bem longe de todos os malefcios da privao de sono, o correto dormir o suficiente para acordar sem nenhum trao de cansao, totalmente revigorada. O que nem sempre implica repousar as tais oito horas por noite, como se convencionou recomendar. Na realidade, a quantidade de sono diria depende de caractersticas individuais. "Cada pessoa tem seu tempo ideal de sono. Para o repouso ser saudvel, ele precisa permitir que a pessoa chegue a determinados estgios de relaxamento e isso no depende necessariamente do nmero de horas", explica o neurologista Shigueo Yonekura.

Assim, h pessoas que se satisfazem com seis horas dirias de sono, enquanto outras no conseguem funcionar direito com menos de dez horas. Para descobrir em qual grupo voc se encaixa faa o seguinte teste: no perodo de frias, poca em que no h compromissos e preocupaes, desligue o despertador e fuja dos locais barulhentos. Ento, durma at acordar naturalmente e faa as contas de quanto tempo passou sob os lenis. Este provavelmente o seu ideal.

Mas alm da quantidade, preciso estar atenta qualidade do sono, que vir a partir do estabelecimento de uma rotina. importante determinar uma hora para despertar e tambm uma para ir para a cama. Aps o jantar, deve-se poupar energia e exercer apenas atividades relaxantes, como ler ou assistir a um filme. "Exerccios fsicos nunca devem ser praticados em horrios prximos aos de dormir, e os problemas, sempre que possvel, devem ser deixados bem longe da cama", finaliza Yonekura.